Índia entra em alerta após confirmação de casos do vírus Nipah em Bengala Ocidental

gazetafluminense
153k Visualizações
- ADS -
Ad image

As autoridades de saúde da Índia intensificaram a vigilância após a confirmação de um surto do vírus Nipah no estado de Bengala Ocidental. Até o momento, cinco casos foram registrados, todos envolvendo médicos e profissionais de enfermagem vinculados ao mesmo hospital. Como medida preventiva, cerca de 100 pessoas foram orientadas a cumprir quarentena.

Os pacientes estão internados em unidades de saúde na capital estadual, Calcutá. Segundo o departamento de saúde local, um dos infectados apresenta estado de saúde considerado crítico.

O vírus Nipah (NiV) tem como principal reservatório os morcegos frugívoros do gênero Pteropus. A transmissão pode ocorrer por meio do consumo de alimentos contaminados, do contato com animais infectados ou ainda pela disseminação direta entre pessoas.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a infecção pelo Nipah pode provocar sintomas variados, que vão desde quadros respiratórios leves até encefalite grave — inflamação do cérebro —, condição que pode ser fatal.

No Brasil, não há registros nem alertas relacionados ao vírus até o momento. “É fundamental acompanhar os surtos internacionais, especialmente em um mundo globalizado, onde há risco de disseminação de doenças. No entanto, atualmente não há qualquer notificação ou alerta para o país”, afirma Kamilla Moraes, infectologista da UPA Vila Santa Catarina, unidade pública administrada pelo Hospital Israelita Albert Einstein.