Pesquisa do CDLRio e SindilojasRio indica que 65% das vagas representam o primeiro emprego
A pesquisa revelou que, das 250 empresas consultadas, 45% pretendem contratar para esse período, 35% ainda estão indecisos, 12% não contratarão e 8% pensam em pagar horas extras se for necessário. Dos entrevistados, 60% revelaram que farão as contratações a partir de novembro e 40% em dezembro.
De acordo com Aldo Gonçalves, presidente das entidades, mesmo com o atual cenário, o resultado da pesquisa mostra a esperança da expectativa de vendas para o Natal – a grande data comemorativa para o comércio, que representa 30% do faturamento do ano.
“Outro fator a destacar é que a contratação de temporários indica que o faturamento de novembro e dezembro poderá subir até 4%. Mas convém ressaltar também que o ritmo da economia diminuiu um pouco diante do último bimestre do ano passado, uma vez que o consumidor tem revelado cautela quanto aos maiores gastos e os custos operacionais subiram bastante”, acrescentou.
Ainda segundo o levantamento, do total de vagas, 65% representam o primeiro emprego; a faixa etária predominante é entre 18 a 35 anos; e que 55% dos contratados serão para ocupar as vagas de vendedores, 15% para operadores de caixa, 12% para estoquistas, 7,0% para supervisores, 5% para auxiliar de vendas, 4,0% para auxiliar de estoque e 2% para montador, entregador e ajudante.







